segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O Emprego do aço e em estruturas metálicas na arquitetura de edifícios comerciais e residenciais de padrão médio e alto, além das habitações de interesse social sempre teve meu interesse e paixão, surgiu desde o curso de graduação,quando o professor Eduardo Kneese de Melo, em uma das suas enriquecedoras aulas, apresentou em uma projeção de slides o Center George Pompidou. Instalado em um bairro de Paris, onde predomina a arquitetura neoclássica mas muito rico em detalhes e cores,realçando-se os imponentes tubos externos coloridos.

A Beleza da obra, visitada e cuidadosamente percorrida posteriormente, atiçou a curiosidade pela tecnologia,reforçada ainda mais com a possibilidade de visitas a importantes monumentosem aço: ainda em Paris a Torre Eiffel, em Londres o Lloyd , de Richard Rogers, e vários edifícios construídos nos Estados Unidos da América no final dos anos 70 e ínicio dos anos 80.

Do sonho do primeiro projeto,até que em 1988, O projeto de um edificio em aço para uso de um escritório imobiliário, e depois a Residência de Regina e Iram Alves dos Anjos em Mogi das Cruzes, que propciou um p`rêmio da ABCEM Associação Brasileira de Estruturas Metálicas em 1998.

No Brasil , muitas obras comerciais, industriais e públicas foram executadas em estrutura metálica, prevalecendo a escolha desse material em função da tipologia da obra, da rapidez de execução, da limpeza do canteiro ou da necessidade de vencer grandes vãos.

Todavia , a estrutura metálica ainda é pouco utilizada em obras residenciais, executando-se alguns casos isolados que têm funcionado mais como laboratórios de experiências,redundando custos maiores que aqueles da construção convencional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário